Página inicial → Notícias

Notícias

03/05/2016

IEADERN - 98 anos anunciando o Evangelho de Jesus Cristo

Quando desembarcaram em Belém do Pará, no dia 10 de novembro de 1910, os dois jovens suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren já haviam recebido o batismo com o Espírito Santo nos Estados Unidos da América no ano de 1909. Eles vieram “enviados” por Deus para trazer a mensagem pentecostal: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e leva para o céu.

Recebidos na Igreja Batista de Belém do Pará, começaram a pregar esta mensagem pentecostal. Os primeiros crentes a declararem publicamente sua fé nela foram as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas não apenas creram, mas decidiram permanecer em oração até que Jesus as batizasse com o Espírito Santo.

No dia 09 de junho de 1911 Jesus batizou a irmã Celina de Albuquerque com o Espírito Santo. Este acontecimento desencadeou uma controvérsia entre o dirigente da igreja e os missionários. A partir daí estes irmãos que creram nesta nova doutrina resolveram se organizar numa nova igreja.

No dia 18 de junho de 1911 aquele pequeno grupo lançou os alicerces da obra pentecostal (inicialmente chamada de Missão da Fé Apostólica). O que mais chamava a atenção dos chamados “crentes tradicionais” era a atividade evangelística e o zelo dos “crentes pentecostais”.

Este ardor evangelístico trouxe a chama pentecostal ao nosso estado, quando alguns potiguares que retornaram do Norte do País pregaram a doutrina do batismo com o Espírito Santo.

Em 13 de janeiro de 1918, aconteceu na casa do soldado de polícia Luiz de França, na chamada “Rua do Arame” – hoje Manoel Vitorino – no bairro do Alecrim, aquele que é considerado o primeiro culto oficial daquela que, veio a ser Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte – IEADERN. Neste culto a membresia da igreja teve um aumento de 150%, já que havia 4 crentes e se converteram mais 6 pessoas.

Em abril de 1918, a igreja em Belém enviou o pastor Adriano Nobre, com o intuito de organizar o trabalho que estava crescendo.

No dia 10 de maio de 1918, sob o clarão da lua que brilhava sobre Natal, às margens do rio Potengi, o pastor Adriano Nobre realizou o primeiro batismo em águas.

No dia 13 de maio, o pastor Adriano Nobre celebrou a Santa Ceia na casa do soldado Luiz de França.

No dia 24 de maio de 1918, na presença do pastor José Paulino Estumano de Morais que tinha chegado de Belém do Pará na semana anterior, foi declarada fundada oficialmente a Assembléia de Deus em Natal, pelo pastor Adriano Nobre que em seguida passou a direção do trabalho ao pastor Estumano de Morais

Neste 24 de maio, quando a IEADERN completa 98 anos de fundação, entendemos que a comemoração não é apenas mais um ajuntamento de crentes, uma confraternização de Obreiros, um evento social; é sim, uma festa de gratidão ao Todo-Poderoso por todas as grandes coisas que Ele tem feito por nós. A sociedade potiguar não pode aquilatar, as pesquisas não conseguem mensurar, o Estado não consegue entender, porém a Igreja tem a dimensão das grandes coisas que o Senhor fez por nós, e por isso estamos alegres.

Nesses noventa e oito anos muitas foram as lutas, as perseguições, as calúnias, as lágrimas, porém os cânticos de alegria pelas vitórias concedidas por Deus foram e continuam sendo a razão da nossa gratidão.

Em 1930, na gestão do Pr. Francisco Gonzaga, a igreja hospedou a 1ª Convenção Geral da Assembléia de Deus, que entre outras coisas decidiu entregar a direção dos trabalhos no Norte e Nordeste para os obreiros nacionais; criou o Jornal Mensageiro da Paz de circulação nacional, como órgão oficial das Assembléias de Deus. Ainda na gestão do Pr. Gonzaga foi inaugurado, no dia 24 de janeiro de 1937, o templo no atual endereço da sede da IEADERN.

A IEADERN hospedou ainda a Convenção Geral nos anos de 1948 e 1973. Em 1948 houve uma proposta para a criação de Escolas Teológicas, porém, somente em 1979 é que foi criada a nossa ESTEADEB. Em 1973, foi criada a “Comissão de Missões“ que veio a se transformar em Secretaria Nacional de Missões (SENAMI). No ano seguinte, 1974, a nossa igreja cria a Secretaria de Missões (atualmente DEPEM) e envia o seu primeiro missionário, Pr. Edson Alves, para Madasgacar, na África. Desde então, temos feito o que o Senhor Jesus nos ordenou. “Ide por todo o mundo...” Atualmente temos famílias missionárias no Equador, Paraguai, Venezuela, Espanha, Guiana Francesa, Guiné Bissau, Itália, Portugal e Senegal.

Durante toda esta caminhada fomos guardados, protegidos e consolados por Deus. Mas não podemos esquecer um homem que, durante 33 anos, sob a orientação divina, submisso à vontade de Deus, conduziu este rebanho e estabeleceu trabalhos em todos os municípios do nosso estado, alargando o espaço desta tenda chamada Assembléia de Deus. Ele fazia aniversário na mesma data desta Igreja, e, se ainda estivesse entre nós, estaria completando 111 anos de vida. A maioria dos obreiros que compõe o Ministério desta Igreja teve o privilégio de serem formados sob a liderança e exemplo deste servo de Deus. Estou me referindo ao “Pacificador” ao “Apóstolo do Nordeste”. Ele também era chamado pelo seu nome de registro: João Batista da Silva.

Nossa gratidão a Deus pelo desprendimento e obediência ao chamado divino de Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Nossa gratidão a Deus pelos conterrâneos anônimos que vieram do Norte do país para anunciar o evangelho em nosso Estado.

Nossa gratidão a Deus pela vida do Pr. Adriano Nobre, que estabeleceu a igreja aqui em Natal.

Nossa gratidão a Deus pela vida dos Pastores que deram continuidade a esta obra.

Nossa gratidão a Deus pela vida do Pr. Martim Alves da Silva que chega para fortalecer a nossa unidade com o lema: “para que todos sejam um”.

“Grandes coisas o Senhor está fazendo por nós, e, por isso, estamos alegres”.

 

VOLTAR
Últimos boletins
Vida Abundante
Setembro de 2017

Setembro de 2017

CGADB
Rádio Nordeste Evangélica
O CIADE faz bem

Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte

Rua Manoel Miranda, 251, Alecrim - Natal/RN

CEP: 59037-250 - Tel.: 55 (84) 3311-4605